(19)4122-2346
contato@vlctreinamentos.com.br

internacional, barreiras culturais,

Estudo aponta prejuízo causado pela Comunicação Internacional Deficiente

Segundo relatório global apresentado pela Economist Intelligence Unit em abril de 2012, quase metade dos executivos entrevistados (49%) admitiram perdas significativas para suas empresas como resultado de barreiras linguísticas e importantes perdas de conteúdo durante negociações internacionais.

Entre os executivos brasileiros a porcentagem sobe para 74%.

A persistência de dificuldades na comunicação está se tornando cada vez mais onerosa à medida que as empresas procuram se expandir mundialmente. 89% das empresas consultadas afirma que desafios relacionados à língua e à cooperação intercultural estão dificultando seus planos internacionais.

Entre outras constatações, podemos destacar que a esmagadora maioria dos executivos acredita que, se houvesse uma melhora na comunicação entre suas empresas e empresas de outros países, isso aumentaria significativamente – além de lucros e receita – a sua participação de mercado.

Principais Constatações:

  • Comunicação e colaboração internacional eficazes estão se tornando críticos para o sucesso financeiro das empresas com aspirações internacionais.
  • A maioria das empresas reconhece o custo de não aprimorarem as habilidades de comunicação internacional de seus funcionários, mas muitos ainda não fazem o bastante para enfrentar esse desafio.
  • Cada vez mais, as organizações com ambições internacionais esperam que seus novos funcionários sejam fluentes em idiomas estrangeiros.
  • Falhas na comunicação proveniente de diferenças culturais representam o maior obstáculo para a colaboração internacional produtiva.