(19)4122-2346
contato@vlctreinamentos.com.br

Depois do Erro: 5 Passos para restaurar a sua credibilidade e dar a volta por cima.

Você sabia que existe uma conferência realizada por todo o mundo, que é dedicada ao fracasso? A FailCon é um evento para empresários, empreendedores, investidores e o público em geral discutir, compartilhar e aprender com os erros, e assim se preparar para o sucesso!

Em geral, todo grande sucesso é precedido por alguns fracassos. Mas quando perdemos a confiança dos nossos clientes, colegas e superiores, fica difícil continuar tentando alcançar o resultado desejado.

O que fazer então quando as coisas não saem como você planejava? Como fazer para restaurar a sua credibilidade e dar a volta por cima?

​Suas ações diante de seus erros determinam a sua habilidade para se recuperar delas, e influenciam a opinião que as pessoas tarão a seu respeito. — Dr. Travis Bradberry

Em um artigo recente, Dr. Travis Bradberry (Emotional Intelligence 2.0) indica 5 passos para restaurar a sua imagem e credibilidade depois de um erro cometido:

  1. ​​Dê a notícia pessoalmente. Se você cometeu um erro, não fique torcendo para que ninguém descubra. Alguém vai descobrir – é inevitável. Quando outra pessoa revela o seu erro, passam a ser dois erros. As pessoas vão questionar por que você não disse nada, e provavelmente vão atribuir a covardia ou ignorância de sua parte.
  2. ​​Ofereça uma explicação, mas não se justifique. Assumir seus erros aumenta a sua credibilidade: Demonstra confiança, responsabilidade e integridade. No entanto, certifique-se de ater-se aos fatos. “Perdemos essa oportunidade porque eu não agi dentro do prazo” é uma explicação. “Não pude agir dentro do prazo porque meu cachorro estava doente” é uma justificativa.
  3. ​​Tenha um plano para consertar a situação. Assumir o erro é bom, mas os seus passos seguintes são determinantes. Ofereça uma solução em vez de ficar esperando mais alguém arrumar a sua bagunça. E se puder mostrar passos específicos que já tenha dado para retificar a situação, é melhor ainda.
  4. ​​Tenha um plano para prevenir erros futuros. Além do plano para consertar a situação, precisa prevenir que esse erro volte a ser cometido. É a melhor forma de demonstrar que o erro trará resultados positivos.
  5. ​​Volte à luta. É importante não se abater por um erro cometido. A mentalidade derrotista ameaça dominar e limitar você cada vez que fracassa. Por isso, despenda tempo suficiente para assimilar as lições dos erros, mas tão logo tenha feito isso, volte à ativa e tente novamente. Protelar seu recomeço só vai prolongar as emoções negativas e aumentar as chances de você se abater.

Mantenha a perspectiva correta ao lidar com seus erros. Lembre-se que um simples erro não o condena ao fracasso; faz parte do processo para se chegar ao sucesso.

A sua reputação pode sofrer por um erro que você tenha cometido, mas a sua credibilidade se fortalece muito mais quando as pessoas veem a sua atitude diante do erro, e a sua habilidade para se recuperar, superar e entregar resultados ainda melhores.

A falha não é o oposto do sucesso, ela é parte dele. — Arianna Huffington