(19)4122-2346
contato@vlctreinamentos.com.br

corrupção e credibilidade

Entenda como a Imagem da Corrupção no Brasil afeta Você

Como a imagem da corrupção no Brasil afeta a credibilidade do profissional Brasileiro?

À primeira vista, você já é corrupto.

Pelo menos na percepção inicial da maioria das pessoas que veem relatos da corrupção no Brasil diariamente nos noticiários.

Não se trata de discriminação ou preconceito; no que se trata de primeiras impressões, é da natureza humana julgar positivamente quem apresenta atributos positivos, e negativamente quem está cercado por circunstâncias negativas. Esse fenômeno se chama Halo & Horns Effect.

Este ano o Brasil piorou 7 posições no ranking mundial de corrupção. Foi o país que teve a maior queda, passando a dividir o 76º lugar com Bósnia, Burkina Faso, Índia, Tailândia, Tunísia e Zâmbia.

Além disso, não faltam profissionais brasileiros que levaram seu “jeitinho” para o exterior, acobertaram seus erros e procuram “levar vantagem em tudo”, inclusive com as empresas que os contrataram e com quem faziam negócios.

Na prática, significa que quando a imagem predominante do Brasil no exterior é aquela do futebol alegre e do milagre econômico, todos somos considerados alegres e simpáticos, e temos cara de sucesso e oportunidade.

Brasil Alegre

Mas quando a nossa imagem no exterior é de escândalos de corrupção e impunidade, a imagem do profissional brasileiro também sofre, e todos ficam com um pé atrás ao lidar conosco.

É claro que corrupção não é exclusividade brasileira; ocorre em todo o mundo.

Moro no Brasil, e meu trabalho me leva com frequência ao exterior. Cada vez mais, clientes e amigos têm perguntado se a corrupção ocorre somente na política, ou se é cultural, característica de todos os brasileiros.

Ao pensarem no Brasil, surgem imagens da corrupção e dos protestos, dos valores bilionários desviados e dos acordos por baixo dos panos. E até que você consiga se diferenciar, demonstrando credibilidade e integridade, a sua vida profissional – e seu sucesso – são afetados por isso.

É claro que corrupção não é exclusividade brasileira; ocorre em todo o mundo. Mas é o momento em que nos encontramos, então como lidar com isso?

Como fazer para demonstrar credibilidade e integridade, e desfazer percepções iniciais negativas?

Mesmo neste momento político e econômico, é possível não só sobrevivermos, mas prosperarmos e alcançarmos sucesso e crescimento.

Este é um momento ideal para você fazer uma auto-avaliação em alguns fatores que edificam a confiança dos outros em você como profissional:

  • A sua Presença Executiva projeta competência e profissionalismo?
  • Ao comunicar e interagir com as pessoas, transmite confiança e lhes oferece toda a sua atenção?
  • Você é pontual nos compromissos com clientes e parceiros?
  • Cumpre suas promessas, concluindo relatórios, levantamentos e entregando o combinado?
  • Assume seus erros com responsabilidade, e busca soluções (não justificativas)?

São conceitos simples mas fazem toda a diferença. E para alcançar sucesso em meio à turbulência, é essencial cultivar hábitos que inspiram confiança e demonstram a sua integridade profissional.

Ao fazer isso, você distingue-se dos demais com sua competência e profissionalismo, os quais passam a abrir portas de oportunidade, sucesso e prosperidade para você e toda a sua organização.